A Real Companhia Velha é a mais antiga e emblemática empresa de vinhos de Portugal.

Com mais de 260 anos de existência e de atividade ininterrupta, a Real Companhia Velha lançou o desafio de criar uma marca para um vinho jovem, com boa intensidade aromática, onde se sentissem nuances de vegetais muito típicos da região do Douro.

Para este vinho, o cliente ambicionava utilizar o nome Raspa Saias, termo local para a flor autóctone que se agarrava às saias das Catarinas, a alcunha doce e amavelmente dada às mulheres trabalhadoras que habitam os socalcos da Real Companhia Velha, durante as vindimas.

PROJETO

  • branding
  • packaging

PRÉMIOS

  • Bronze
    Prémios Lusófonos da Criatividade 2019

“Raspa Saias é o termo local para Rubia Peregrino, uma flor autóctone, a qual se agarrava às saias das moças nas vinhas.”

solução

O branding para este vinho partiu das duas palavras “Raspa” e “Saias” à qual foram aplicadas duas identidades tipográficas que pretendiam, cada uma, personificar um momento da vindima no Douro.

Por um lado, para criarmos a palavra “Raspa”, utilizamos uma tipografia grotesca e que nos remetesse para a dureza do trabalho na vindima, dos socalcos durisenses.

Para a palavra “Saias”, optámos por uma tipografia com serifas que remetesse para o lado mais feminino e delicado do vinho.

Para a construção do rótulo, recriámos a imagem de uma Catarina que, ao passar ao lado de uma Rubia Peregrino, levanta uma parte da saia.