Alubuild

A Alubuild é a primeira empresa portuguesa a produzir painéis de alumínio compósito. Na sua sede produz até 1,5 milhões de metros quadrados de alumínio compósito por ano, com diferentes núcleos, espessuras, texturas, revestimentos e cores, produzidos sob medida, de acordo com as exigências do cliente.

Na criação da marca da Alubuild mantivemos presente esta dicotomia entre elasticidade e rigidez. Se na insígnia optámos por uma interpretação tridimensional, cónica, orgânica, livre, representativa da maleabilidade que encontramos no alumínio compósito ao qual se confere todas as formas que pudermos imaginar, no logótipo mantivemos presente o lado arquitetónico e geométrico, que é o maior setor de atuação da Alubuild. Estes dois elementos não estão acoplados, mas existe uma correlação que não é estanque entre ambos. Esta interpretação é, também, representativa da maleabilidade, num sentido mais abstrato. Quanto aos desdobramentos da marca, considerámos essencial que estes refletissem as características do alumínio compósito, o que se traduz em acabamentos iridescentes que incluem todas as cores do espectro e que simulam o caráter metálico do material.

PROJETO

  • branding
  • website

PRÉMIOS

  • Bronze
    Prémios Lusófonos 2022

Desenvolver um logótipo para uma empresa que torna possível malear algo, de outra forma, imaleável — alumínio —transportou-nos para o mundo das aplicações do material. Bebemos inspiração da arquitetura e das formas orgânicas que esta pode adquirir e permitimo-nos viajar até Bilbao, onde a obra de Frank Gehry — na qual o diálogo entre volumes, perspetivas, curvaturas e até alguma excentricidade — se encontra com a instalação de Richard Serra, que nos transporta para um universo no qual a elasticidade dos materiais nos faz questionar a nossa própria elasticidade.

interpretação tridimensional, cónica, orgânica, livre, representativa da maleabilidade